Educação Infantil e Ensino Fundamental

Educação Infantil e Ensino Fundamental
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: Educação Ambiental - Horticultura - Informática - Escola-Laboratório - Música - Inglês - Filosofia - Culinária - Expressão Corporal - Psicomotricidade - Artes Plásticas - Pesquisa - Dança

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

A importância das brincadeiras e jogos

Orientados pela professora Daniela, os alunos do 3º e 4º anos do ensino fundamental confeccionaram um tapete divertido. Após pintarem com tinta as solas dos pés, os alunos marcaram diversas posições no tapete e iniciaram a brincadeira. 

Em sala de aula, na produção de texto e interpretação, as crianças descobriram que a brincadeira Amarelinha tem origem francesa e representa a trajetória do homem pela vida. Nada melhor do que registrar essa descoberta com as pegadas no tapete! 

Os jogos infantis exercem um papel muito além da diversão, eles possibilitam aprendizagem de diversas habilidades. Por meio das brincadeiras a criança passa a dominar seus movimentos, a conhecer seu corpo, seus limites, a ter postura, equilíbrio e reflexos; além disso desenvolve o raciocínio lógico e intelectual, a noção espacial e lateralidade e valores como o trabalho em equipe, a inclusão e a solidariedade.


 

 

 

 

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Sarau comemora cultura popular brasileira

Todo ano, no mês em que se comemora o Folclore brasileiro, o Mundinho Nosso realizada seu Sarau. As pesquisas desenvolvidas ao longo da Semana Cultural do Folclore - sobre personagens, lendas, brincadeiras - transformam-se em decoração especial e os alunos aguardaram ansiosamente o dia do evento. 

Sexta-feira (25/8), pais e familiares se divertiram com as graciosas quadrinhas e músicas apresentadas pelos alunos da educação infantil, do ensino fundamental e até por ex-alunos. Foi um momento de alegria e celebração à arte e cultura popular brasileira. 

Para encerrar a festa, os convidados puderam levar para casa um caldo abóbora e frango, conhecido como Alambica e tradicionalmente servido no sarau. Tudo isso foi possível graças à parceria escola e família. Obrigada por prestigiarem o evento e acreditarem no nosso trabalho. Parabéns a todos os envolvidos!


 
 


 

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Depoimento emocionante

"O que aprendi no Mundinho:
Posso dizer, com certeza, que meu aprendizado durante o período em que estudei no Mundinho foi completo. Aprendi as cores, os números, as letras e as receitas da tia Márcia Rita; escrevi textos, poesias e músicas; resolvi problemas, cultivei hortas, dancei e cantei para meus pais nas datas comemorativas, me fantasiei em todos os carnavais e, claro, esperei ansiosamente por cada Noite da Lanterninha. Mas o mais importante foi estudar tudo isso com alegria, com brincadeiras e entusiasmo. Aprendi, em 9 anos neste colégio, a gostar de aprender. Sou grata a todos os professores, funcionários e a Tia Neusa por me acompanharem em cada descoberta e por participarem das memórias incríveis que guardo dessa época".
Luana Corsi, foi ex-aluna do Mundinho Nosso



 

domingo, 20 de agosto de 2017

Dia dos Pais

Quanto amor e capricho em cada presente e cartão preparados para alegrar os papais. Essas mãozinhas sabem derreter corações!!

 

 

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Brincando com a massinha de modelar

O processo de alfabetização se inicia muito antes do conhecimento das letras e palavras, ele começa nas atividades que envolvem movimento de mãos e dedos. Na turminha do Berçário II, as professoras Lilian Batistela e Claudia Fier prepararam um atividade divertida com a massinha de modelar. 

Apesar de ser um recurso simples, ele desenvolve a coordenação motora fina, a criatividade, a concentração, a descoberta de novas formas, cores, texturas e sensações, socializando os pequenos. E eles adoraram! Mãos na massa, garotada!

 

 

Ex-alunos

Amizade que começa no Mundinho Nosso não acaba!


sábado, 5 de agosto de 2017

Farofa para estudar a região Centro Oeste

Agora é a vez de relembrarmos a atividade desenvolvida pela turma do 3º ano, orientada pela professora Daniela, no final do semestre passado. A região estudada foi a Centro Oeste. É nesta região que se localiza Brasília (no Distrito Federal), a capital do nosso país. Estudando a culinária típica da região, os alunos fizeram uma farofa fria, que normalmente acompanha o caldo de peixe. Empenhados, eles ajudaram no preparo do prato, picando e ralando os legumes. Hum, o resultado ficou ótimo! Prontos para repetir a receita em casa, garotada? 

 
 

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Churrasco para estudar a região Sul

Aproveitando o reinício das aulas, vamos relembrar uma atividade realizada no final do semestre passado. Ao estudar a região Sul com os alunos do 2º ano, a professora Erika Mangerona promoveu um churrasco no espeto, já que o churrasco é um prato típico da culinária desta região do país, principalmente no estado do Rio Grande do Sul. Nem é preciso dizer que as crianças adoraram a atividade, curtindo desde o preparo até a degustação dos espetinhos. Uma aula com um sabor assim quem é que se esquece?