Ao nascermos, trazemos conosco a missão de viver, de crescer, de aprender, de modificar. Físico e psíquico vão determinar nossa vida biológica, cognitiva, emocional e, consequentemente, nossos caminhos sociais serão determinados por nossas ações, que terão o reflexo do que conseguimos internalizar durante nosso processo de desenvolvimento.
Esse processo precisa ser conhecido e acompanhado por agentes responsáveis pela nossa educação. Esses agentes poderão ser centralizadores, poderosos ou então aquele que proporciona oportunidades para que possamos, por meio de vivências, chegar à reflexão e observação do que nos rodeia. Desta forma, caminharemos em busca do nosso próprio conhecimento.
Assim é o construtivismo. O indivíduo desde que nasce terá seus caminhos como o "não-caminho", isto é, ele mesmo abrirá seus espaços, construirá seus valores e será consciente de sua cidadania.
No método tradicional, o professor estipula o caminho que o aluno deverá seguir. As lições são passadas prontas e, à criança ou ao adolescente, cabe apenas a função de decorar e aceitar a proposta que lhes foi apresentada. Já no construtivismo é apresentada uma proposta que caberá ao aluno descobrir os caminhos até o momento da complementação da tarefa.
A cada pergunta é devolvida outra pergunta para que ele tenha que refletir e, aos poucos, descobrir a resposta.
Por exemplo: por que temos que nos preocupar com a água que bebemos?
O professor leva os alunos até um rio e traz amostras de água. Em sala de aula, eles fazem pesquisas e observam qual a condição da água reciclada. Após essa observação, o mesmo será feito com a água potável. Desta forma, responderemos à pergunta da nossa criança pela vivência e reflexão que ela teve.
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